quarta-feira, 13 de junho de 2012

Preços sobem 4,2% noticia DN

A inflação homóloga verificada na Madeira em Maio deste ano foi de 4,2%, valor inferior ao registado no mês anterior em 0,1 pontos percentuais, mas superior em 1,2 face ao registo de Março.
Uma taxa mais alta do que a registada no continente português pois, segundo dados revelados hoje pela Direcção Regional de Estatística (DRE), a variação de preços em relação a Maio de 2011 foi de 2,7% no continente.
As classes ‘Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis’ e ‘Transportes’ registaram as maiores variações homólogas, tendo crescido, 10,6% no primeiro caso e 9,2% no segundo. A DRE constata ainda que a classe dos “Transportes” foi a que mais contribuiu para a formação desta taxa, com um acréscimo de 1,7 pontos percentuais.
No que concerne à variação média dos últimos 12 meses, a DRE garante que a taxa de inflação verificada na Região, no passado mês de Maio, foi de 3,3%, neste caso inferior à do continente, que no mesmo período, foi de 3,4%, para valor igual ao registado no mês anterior.
As classes onde ocorreram as maiores variações foram “Transportes” (+8,1%) e “Bebidas alcoólicas e tabaco” (+7,5%).

Sem comentários: