sexta-feira, 15 de junho de 2012

PCP combate cortes propostos na Comissão Europeia noticia Cidade Net

João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, está na Região Autónoma da Madeira para, entre outros aspetos, abordar as propostas do partido para a defesa do Mar e das Pescas. A visita vai incluir uma reunião com o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia.
“O PCP tem vindo a avançar com propostas, ao nível da discussão sobre a reforma da política comum de pescas, que pretendem salvaguardar os interesses das regiões autónomas, as suas especificidades e os interesses das populações”, explicou, dando como exemplo o alargamento da área de acesso exclusivo para as frotas locais, de 100 para 200 milhas.
Na conferência de imprensa, que decorreu hoje à tarde, o comunista falou igualmente sobre a manutenção e, se possível, aumento das verbas comunitárias para as regiões autónomas portuguesas, tendo em conta o desenvolvimento do país.
“Estamos a falar de passar de um orçamento de 979 milhões de euros, a preços de 2004 para o conjunto das regiões ultraperiféricas, para 926 milhões de euros, a preços de 2011”. Ou seja: a proposta da Comissão Europeia avança com um montante financeiro menor, para financiar mais regiões do que aquelas que eram financiadas, tendo em conta a junção das zonas escassamente povoadas.
O eurodeputado referiu-se ainda à Moção de Censura que o PCP apresentou ao Governo da República. “Um dos aspetos que censuramos na atitude do Governo é a política seguidista face aos ditames da União Europeia e do FMI”, apontou, não esquecendo que muitas das medidas agora implementadas não foram apresentadas aquando as eleições

Sem comentários: