sexta-feira, 1 de março de 2013

"A austeridade da troika não vai libertar o país"



No debate em torno das medidas do pacto de agressão, Honório Novo afirmou que todas as previsões feitas pelo governo, serviram apenas para enganar o povo português, pois a austeridade da troika não vai libertar o país e contra essas medidas se levantará o povo português.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CDU contacta com agricultores do Paul do Mar

A CDU esteve ao longo do dia a contactar com a população da freguesia do Paul do Mar.
Uma das preocupações dos populares é o facto de, entrar já no próximo dia 1 de Abril, a nova lei que exige a todos os agricultores diversas obrigações fiscais referentes à contabilidade agrícola e que, extinguem algumas isenções fiscais que anteriormente estavam CDU contacta cconsagradas aos agricultores.
Como se já não bastassem todas as injustas e gravosas penalizações que estão a ser impostas à Região e às suas populações, agora até aos agricultores as troikas querem mandar! E o Governo Regional encolhe os ombros, como se nada tivesse que ver com o assunto.
A partir de dia 1 de Abril toda a actividade agrícola passará a ser uma operação sujeita ao IVA, o que torna obrigatória a comunicação à Autoridade Tributária dos elementos das facturas emitidas por parte dos produtores agrícolas, pelo que estes deverão dirigir-se aos serviços das Finanças para proceder à sua inscrição como empresários em nome individual, uma obrigação que, devido a todo um conjunto de procedimentos e formalidades, trará custos aos visados, muitos deles já a braços com manifestas dificuldades relacionadas com esta cultura agrícola e com a aguda crise económica e financeira que actualmente se faz sentir na Região.
 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Março Mês da Mulher


No centro cultural Galeria Anjos Teixeira irá realizar-se nos  dias 1 de Março  e 2 de Março duas iniciativas que pretendem homenagear a Mulher Madeirense.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MADEIRA ,2011 – A conta da nossa desgraça

  
Em  2011 na RAM o PIB desceu 2,7% e a inflação , subida de preços, aumentou 3,4 %.
As receitas fiscais foram de 619 milhões Euros, ou seja 60% do orçamento regional.
As obras executadas e não pagas às empresas ,algumas faliram , atingiu 1.356.3 milhões de  Euros. Esta verba daria para construir 5 novos Hospitais do Funchal.
 A execução do PIDDAR( investimentos) foi só de 37,8%. O caloteiro fez a obra e não pagou!
Do Orçamento aprovado ficou por realizar 593 milhões de Euros, menos 35,6%.
Diminuíram  as funções sociais 28,8%, as económicas 54%, a educação  9,3 % , a habitação 24,8% a agricultura 11,9% e os transportes 22,5 %. Onde anda a Social Democracia e a intervenção do Estado?
A agricultura representava 23% do PIB em 1980, hoje não atinge os 2%. Já tivemos 9 mil produtores de banana, hoje temos 1900.  Não há propaganda que iluda estes  números.  Para quando a  verdadeira  valorização da atividade agrícola?
A dívida administrativa aumentou para 2 468 milhões de Euros, 4 anos de impostos! O passivo Financeiro das Empresas Públicas é de 3 877 milhões de Euros, 6 anos de impostos! Desde 2009 estas empresas não têm liquidez o seu património diminuiu 10%. As PPP, Sociedades das vias Rápidas, são um autêntico buraco, até 2029 atingirão o valor de 3 923 5 milhões de Euros, mais de 6 anos de impostos!
A responsabilidade dos Serviços Integrados e   Fundos   Autónomos  atingiu  5 557 milhões de Euros, 9 anos de receitas fiscais!
Os novos  avales da RAM  foram  de 290 milhões de Euros.    A  totalidade   dos avales atinge   os  1 4679 milhões de Euros, ou seja 1,2 vezes o Orçamento da RAM.
Cada vez produzimos menos, apesar do desemprego galopante. A dívida não  pára de crescer. Centenas de obras   sem utilidade,  apenas serviram para alimentar a clientela jardinista. Será que como diz o PSD , a culpa não é do Jardim, mas sim da Troika?!