sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conferência Regional sobre o Mundo do Trabalho

O PCP/Madeira promove no próximo sábado, dia 01 de Junho de 2013, a Conferência Regional sobre o Mundo do Trabalho, a ter lugar na sala polivalente do Centro Cultural Anjos Teixeira, à Rua da Carreira n.º 137, no Funchal, com início previsto para as 15h30, e que contará com a participação de Francisco Lopes, membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP e deputado à Assembleia da República.
Esta é uma iniciativa que assume particular importância no momento actual perante o crescente agravamento das condições de trabalho, do aumento do desemprego e da destruição de postos de trabalho que está a afectar fortemente os trabalhadores e as populações da Região Autónoma da Madeira, e que pretende efectuar uma análise profunda aos reais problemas dos trabalhadores, decorrentes do modelo económico seguido na Região nos últimos anos.
O quadro de aguda crise económica e social decorrente de várias décadas de má governação na Região e no País, e o “Pacto de Agressão” imposto pela Troika externa (FMI/BCE/UE), e diligentemente aplicado pela troika colaboracionista (PSD/CDS-PP/PS), a que se soma o “Programa de Ajustamento Económico e Financeiro” congeminado e celebrado entre o Governo Central e o Governo Regional, à revelia da Região e das suas populações, marcam o contexto político em que se realiza esta Conferência Regional sobre o Mundo do Trabalho, e reforça ainda mais a necessidade de discutir os problemas e dinamizar os processos de luta e de reivindicação por melhores condições de vida e de trabalho.
A crise económica e social na Região é acentuada pela colossal dívida que ascende a mais de 6 mil milhões, que o Governo Regional do PSD contraiu para manter os seus lobbies. Daqui resultaram profundas e gravosas consequências para os trabalhadores e para o Povo, cujos impactos não poderão ser subestimados, e que certamente se farão sentir durante muito tempo. A crise e a má governação do PSD potenciaram novos perigos para os trabalhadores, muito para além da esfera económica.
É para dar resposta a este cenário de crise que o PCP realiza a Conferência Regional sobre o Mundo do Trabalho, de forma a termos uma análise concreta dos problemas laborais da Região.

Sem comentários: