terça-feira, 17 de julho de 2012

Vinculos laborais são cada vez mais precários noticia Cidade Net

Na ocasião, Ricardo Lume apontou que o referido problema tem vindo a alastrar-se, dando como exemplos os contratos precários e os recibos verdes.
“Podemos afirmar que temos agora mão-de-obra a entrar no mercado de trabalho que é das mais qualificadas de sempre em Portugal, mas os vínculos são cada vez mais precários. Os vínculos precários já representam um terço dos inscritos no Instituto de Emprego”, apontou o dirigente comunista.
Ricardo Lume referiu, ainda, que a precariedade laboral não se verifica unicamente no sector privado, frisando que no sector público também acontece a mesma situação. “O SESARAM despediu recentemente cerca de 100 enfermeiros que estavam a recibos verdes, na sua maioria jovens que estão agora confrontados com o flagelo do desemprego. Também no sector da Educação muitos jovens professores já estão a ser confrontados com o fim dos seus contratos”, indicou.
O dirigente da CDU alertou ainda que as recentes alterações ao Código do Trabalho, aprovadas pelo Governo da República, “também podem constituir um aumento na degradação das condições de trabalho dos jovens, visto que as ditas alterações promovem, por exemplo, a redução dos apoios sociais aos desempregados e permitem facilidades a nível do despedimento”.
No entanto, Ricardo Lume considera que “este rumo pode ser alterado” através do protesto. Por isso, “apelamos que os jovens protestem contra esta situação de exploração que estão a viver”, concluiu.

Sem comentários: