quinta-feira, 19 de julho de 2012

CDU quer inquérito sobre os incêndios

O vereador da CDU na Câmara Municipal do Funchal pediu a abertura de um inquérito aos incêndios de ontem e a resposta dada pelos serviços de emergência da autarquia. Artur Andrade, que elogia o trabalho dos bombeiros e se solidariza com as populações afectadas, levantou a questão na reunião de hoje da CMF e não ficou satsifeito com as respostas.
O facto de os incêndios terem começado quando se dava a mudança de turno do piquete de bombeiros que estava no terreno pode explicr o atraso na resposta, mas Artur Andrade tem informações de que houve bombeiros que ficaram nos quartéis por falta de transporte e que o abastecimento de água foi feito por autotanques, em locais onde deveriam funcionar bocas de incêndio. O caso mais grave terá sido na urbanização do Palheiro Ferreiro que é recente e onde tudo deveria funcionar.
Estes incêndios confirmaram, segundo o vereador, que os meios humanos e materiais dos bombeiros madeirenses são insuficientes e devem ser reforçados.
A CDU diz ser necessário retirar ensinamentos destas tragédias, para que não fique tudo na mesma. Artur Andrade também recomenda o recurso a fundos de emergência para "acudir a quem foi afectado" e para que não se repitam casos como os de 20 de Fevereiro de 2010 em que há famílias que ainda estão à espera de apoios.
A CDU lembra que há um fundo nacional de emergência de cinco milhões de euros, um fundo municipal nacional de três milhões, além de estarem inscritas verbas, no orçamento regional, destinadas a estas situações.

Sem comentários: