quinta-feira, 31 de maio de 2012

Milhares de trabalhadores do comércio com salários em atraso noticia DN

Milhares de trabalhadores do sector do comércio estão com os ordenados em atraso, mas não reclamam junto sindicato por receio de represálias e perderem o seu posto de trabalho. Quem o diz é a presidente da delegação regional do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.
De acordo com Maria José Afonseca, que falava após uma série de contactos com os trabalhadores do sector do comércio da baixa do Funchal com o objectivo de os informar dos seus direitos e incentivá-los a lutar pelos mesmos, “são milhares que têm salários em atraso e não reclamam”.
A efectivação dos direitos dos trabalhadores foi o tema central desta acção. “Se os trabalhadores não estão atentos vão perdendo dia a dia os seus direitos e não vão contestando. Por exemplo, o direito a receber o salário no último dia útil de cada mês”, no entanto, “nós deparamo-nos com trabalhadores deste sector que já têm três meses de atraso e não querem reclamar porque têm medo e não alertam o sindicato”.
Maria José Afonseca apelou a todos os trabalhadores que se encontram nesta situação que recorram ao sindicato porque só “juntos poderemos inverter essa situação”.
O apelo à participação na Jornada de Luta do próximo dia 14 “contra a pobreza, contra este estado de coisas que os Governos estão a impor aos trabalhadores e contra os cortes nos salários que estão a levar os trabalhadores à miséria”. 

Sem comentários: