sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PCP vai questionar Comissão Europeia sobre medidas a tomar para controlo noticia DN

O PCP vai questionar a Comissão Europeia acerca das medidas que serão tomadas a nível europeu para um "controlo mais eficaz" de dispersão da dengue, afirmou hoje o eurodeputado comunista João Ferreira.
"Iremos, ao nível do Parlamento Europeu, procurar questionar a Comissão Europeia, no sentido de saber que medidas poderão ser tomadas ao nível da União Europeia para um controlo mais eficaz, sobretudo para um conhecimento mais eficaz, do estado actual de dispersão da doença", afirmou hoje João Ferreira, em declarações à Lusa, no final de uma reunião com um investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa.
O mosquito Aedes aegypti foi detectado na Madeira em 2005, mas só em Outubro deste ano sugiram os primeiros casos de febre de dengue, uma situação que, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direcção-Geral de Saúde, afectou cerca de duas mil pessoas.
João Ferreira referiu haver "relatos de ocorrência da doença em países como França e Itália".
"É importante conhecer o agente dispersor, se é o mesmo mosquito ou não que temos na Madeira, e mapear essa distribuição", disse.
Uma das conclusões da reunião, apontou o eurodeputado, é que "o dengue, uma vez chegado à Madeira, não vai desaparecer".
"O que há a fazer é saber lidar com o problema, o que passa por medidas como a sensibilização massiva da população para o controlo do mosquito e também sensibilização dos visitantes, possíveis portadores do vírus que transmite a doença", disse.
A febre de dengue transmite-se aos humanos pela picada do mosquito 'Aedes aegypti' infectado e apresenta como sintomas febre e dores de cabeça e nas articulações. Num estado mais avançado, a doença pode causar hemorragias e tornar-se mortal.

Sem comentários: