terça-feira, 15 de maio de 2012

Cerca de 800 trabalhadores da Hotelaria e Alimentação com salários de Abril em atraso

Numa estimativa levantada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Alimentação e Serviços da Madeira, cerca de 800 trabalhadores destes sectores ainda não receberam os salários de Abril. Segundo o coordenador deste sindicato, Adolfo Freitas, há também trabalhadores com os salários de Janeiro e Fevereiro em atraso. Esta será uma das várias preocupações que levarão ao  X Congresso da USAM, no dia 19 de Maio, e ao 4º Congresso da Federação de Sindicatos de Hotelaria, nos dias 24 e 25 de Maio, na Foz do Arelho.
Adolfo Freitas disse também que o encerramento de empresas do sector será outra das preocupações que levarão a estes encontros, como também os problemas relacionados com o desemprego e a contratação colectiva. O responsável referiu que há muitas situações de incumprimento por parte das entidades patronais, relacionadas com o não pagamento de horas extra, feriados e de trabalho em dias de descanso. Adolfo Freitas apontou também que "às entidades patronais, agarradas à crise e à falsa crise, tudo serve para não aumentarem os salários dos trabalhadores", trazendo graves prejuízos.
O coordenador do Sindicato da Hotelaria criticou também a actuação do secretário regional que acumula a tutela do Trabalho, Jaime Freitas. Adolfo Freitas frisou que o mesmo só fala de Educação e que, dada a gravidade da situação actual, devia ser criada uma secretaria dedicada exclusivamente ao Trabalho "para responder a estes problemas que a todos diz respeito".

Sem comentários: