quarta-feira, 3 de outubro de 2012

«TAP e ANA - Empresas estratégicas para o desenvolvimento de Portugal»




É sabido que no quadro do Memorando assinado entre as Troikas, a privatização da TAP e da ANA é uma das condições que PS/PSD/CDS aceitaram para que os credores estrangeiros continuassem a emprestar dinheiro ao Estado Português.
É conhecida a opinião do PCP que a política que tem vindo a ser desenvolvida sobre os auspícios deste Memorando está a conduzir o nosso país para o desastre.
É conhecida a nossa posição que a aplicação destas medidas não é uma inevitabilidade mas uma opção de classe, que não resolverão nenhum problema nacional antes os agravarão a todos.
No caso da ANA e da TAP assumimos, no PCP, que a nossa tarefa é procurar suportar o combate contra uma privatização que, a ser avançada, representaria um desastre de múltiplas dimensões: para os trabalhadores do sector, para a soberania nacional, para o emprego, para as exportações, para a segurança social, para o turismo, para a coesão nacional.
Acreditamos que o sector aéreo nacional tem futuro e tem um papel fundamental a desempenhar no desenvolvimento do País que rompa com o caminho de empobrecimento e exploração. Mas para isso é fundamental hoje impedir a privatização destas duas empresas.
A Audição Parlamentar do PCP teve o exacto objectivo de trazer para a Assembleia da República as opiniões de quem sobre este processo já reflectiu partindo da sua realidade concreta, de dar expressão e força à luta contra a privatização da TAP e da ANA.
Processo de privatização que está a ser conduzido na maior opacidade pelo governo, que esconde da assembleia, das organizações representativas dos trabalhadores e da população em geral a informação. Opacidade que, com esta iniciativa, queremos ajudar a combater.

Sem comentários: