quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PCP com 'recorde' de aprovações na Assembleia noticia DN

Ao todo, foram 254 as iniciaitvas do deputado do PCP, na primeira sessão legislativa da X Legislatura do parlamento madeirense. Um 'recorde', como destaca Edgar Silva a que se junta outro resultado inédito: foram aprovadas 13 propostas do PCP.
O deputado comunista apresentou 64 projectos de decreto legislativo regional, seis propostas de lei à Assembleia da República, 46 projectos de resolução, três propostas para constituição de comissões de inquérito, 76 perguntas ao Governo, 27 propostas de audição parlamentar, oito requerimentos, uma proposta de alteração na especialidade, 20 votos de protesto e três votos de saudação.
Edgar Silva viu serem aprovadas uma proposta de lei à Assembleia da República, uma comissão parlamentar, três pedidos de audição, seis projectos de resolução e dois votos de protesto.
O deputado destacou, na conferência de imprensa de balanço à actividade parlamentar, o facto de esta legislatura ficar marcada por uma nova composição do parlamento que deu "maior peso às oposições" mas que ainda não foi suficiente para a "viragem política" na Região. No entanto, Edgar Silva lembra que o PSD "está mais vulnerável" e até perdeu votações na Assembleia.
"O PSD já não pode ter o desprezo que tinha pelo parlamento", refere. O deputado do PCP destaca o facto de o Governo Regional ter sido obrigado a vir mais vezes ao parlamento. "Foi possível vergar a espinha do Governo", sublinha. No entanto, reconhece que o parlamento ainda não assumiu a sua posição "central" na Autonomia.


O PCP, que passou a ter apenas um deputado nesta legislatura, apresentou mais propostas do que em anos anteriores, fruto de um trabalho de equipa que Edgar Silva destaca. Se tivesse um grupo parlamentar, não tem dúvidas de que o seu partido "seria ainda mais incómodo".

Sem comentários: