sábado, 23 de junho de 2012

PCP avança com proposta para renegociar empréstimo à Região

O líder do PCP, Edgar Silva, anunciou esta manhã, em conferência de imprensa na sede da Rua da Carreira, os termos de um projecto de decreto legislativo que visa renegociar as condições do empréstimo concedido pela República à Madeira, pois a actual "situação é injustamente penalizadora para o povo e para a Região, na medida em que compromete o futuro do desenvolvimento regional".
"É vergonhosa esta situação de pagamento de 650 milhões só em em juros à República num empréstimo de cerca de 1.500 milhões de euros à Região Autónoma da Madeira. Esta é uma forma de agiotagem intolerável. Desta forma a dívida será impagável. Os juros da dívida tornam impossível o futuro do desenvolvimento regional", declarou o porta-voz partidário. "Ao contrário do que Alberto João Jardim que hoje vem em primeira página do Jornal da Madeira dizer que a Região Autónoma irá cumprir escrupulosamente o Programa de Ajustamento Financeiro em tudo o que está previsto, nós apresentaremos no parlamento uma proposta que vai em sentido completamente contrário", anunciou Edgar Silva.
Em concreto, a proposta a apresentar pelo deputado do PCP sugere a redução significativa dos juros a cobrar à Região, o alargamento dos prazos para pagamento da dívida do ano 2033 para o ano 2043, alteração do período de carência de 4 para 6 anos e eliminação total do 'spread' (que é de 0,15%).

Sem comentários: