quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Tudo "por culpa de Cristo" artigo de opinião de Edgar Silva no DN

Induzidos pela Palavra, pensávamos que dificilmente o rico se salvaria. Disse Cristo: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo da agulha do que um rico entrar no reino dos Céus" (Mt. 19,24).
Um recente relatório da OCDE demonstra como a diferença entre ricos e pobres cresceu ainda mais nas últimas três décadas. Estudos do Banco Mundial e da ONU mostram que piorou a distribuição da riqueza em escala global e aumentou o abismo que separa os países ricos dos pobres. Em tempos de crise, a última lista dos mais ricos da revista "Forbes" confirma que os maiores milionários viram a fortuna aumentar 13%.
Em Portugal, as pesquisas confirmam que os mais ricos aumentaram a fortuna. Os senhorios, como se diz, na Madeira, nunca tanto ganharam. Um tempo infernal para tanta gente, para um turbilhão de gente, foi de prosperidade para certos senhorios. Esses sorriem, batem palmas, pedem o charuto da redenção. Os camelos passaram pelo fundo da agulha. E fizeram aumentar suas fortunas enquanto a desgraça se multiplicou em tantas outras moradas.
Este é um tempo confuso, tão desconcertante e que tanto assusta e magoa de manhã  à noite. Fomos enganados... e tudo por culpa de Cristo, da angelical e boa fé de Cristo. Como escreveu Miguel  Bauçã: "Finalmente,  provou-se, os camelos conseguem passar pelo estreito fundo de uma agulha. Venceram o desafio que lhes lançou Cristo, com uma surpreendente facilidade. Cristo não teve em conta a grande perícia dos camelos".

Sem comentários: